Alunos da rede pública
participam do projeto que tem lançamento em Belo Jardim dia 11/04
Sucesso nas últimas três
edições, o programa “Era Uma Vez... Brasil” chega, mais uma vez, a Belo Jardim
através do Instituto Conceição Moura. O lançamento da edição de 2017 será no
próximo dia 11/04, no Cine Teatro Cultura, a partir as 8h. Dividido em três
etapas, o programa dará a oportunidade a jovens do oitavo ano da rede pública a
vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa – Portugal, percorrendo
os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. A iniciativa também
é realizada em três estados Pernambuco (PE), Bahia (BA) e São Paulo (SP)
confirmados até o momento.
Com três etapas, o projeto
vai contemplar até novembro mais de cinco mil estudantes nas cidades em que
será realizado. Além do propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o
programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais
aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e
audiovisual. A partir do lançamento, oito meses intensos de atividades, que
compreendem desde a preparação do corpo docente, com material didático
específico, até a seleção final dos alunos que farão o intercâmbio.
As inscrições estarão
abertas até o dia 12 de maio, para estudantes das escolas parceiras indicadas
pelas secretarias de Educação de Belo Jardim/ PE, e o regulamento disponível no
site oficial: www.eraumavezbrasil.com.br.
Etapas
As atividades da primeira
etapa do projeto envolve a capacitação do corpo docente. Até junho serão seis
encontros, de quatro horas cada, entre os professores e o coordenador educativo
do projeto em cada cidade. Nesses encontros, os professores serão estimulados a
incentivar os alunos propondo atividades de pesquisa, leitura e culturais,
tendo como resultado a produção histórias em quadrinhos e vídeos de um minuto
com a temática do projeto. Os cem estudantes que criarem as melhores HQs e
vídeos vão para a segunda etapa.
Nessa fase, os adolescentes
participam de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas
culturais de teatro, música, audiovisual e capoeira. As cem melhores tirinhas
em quadrinhos produzidas por eles integrarão o livro “O Dilema de Dom João”,
que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Essa
etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final
do projeto, a viagem a Portugal.
Intercâmbio
Serão dez dias em Lisboa -
Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e
a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das
visitas, o grupo de adolescentes irá apresentar o curta metragem produzido na
segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais
visitados.
Grupo Moura e Instituto
Conceição Moura (ICM)
Com 59 anos e uma capacidade
de produção superior a 7 milhões de baterias por ano, atualmente o Grupo Moura
possui seis plantas industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e
mais de setenta centros de distribuição comercial no Brasil, na Argentina e no
Uruguai, além de distribuidores parceiros no Paraguai, atendendo assim todo o
Mercosul. Atualmente, é uma das maiores fornecedoras de baterias para a frota
de veículos em circulação na América do Sul, conquistando prêmios
internacionais de qualidade das montadoras Fiat, Ford, GM, Mercedes-Benz e
Volkswagen. O Instituto Conceição Moura (ICM) é uma organização privada, sem
fins lucrativos, idealizada e mantida pelo Grupo Moura, que desenvolve projetos
sociais nas áreas de educação e transformação social, meio ambiente e arte e
cultura, incentivando o engajamento de crianças, jovens e adultos com vistas ao
desenvolvimento de seu potencial e atuação como agentes de transformação
social. Esses projetos são realizados em parceria com o poder púbico e
organizações privadas que atuam em prol da educação e de mudanças sociais que
melhorem a qualidade de vida da população.