Notícias

6/recent/ticker-posts

Projeto ‘Era uma vez... Brasil’ leva estudantes brasileiros à Europa


Alunos da rede pública participam do projeto que tem lançamento em Belo Jardim dia 11/04

Sucesso nas últimas três edições, o programa “Era Uma Vez... Brasil” chega, mais uma vez, a Belo Jardim através do Instituto Conceição Moura. O lançamento da edição de 2017 será no próximo dia 11/04, no Cine Teatro Cultura, a partir as 8h. Dividido em três etapas, o programa dará a oportunidade a jovens do oitavo ano da rede pública a vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa – Portugal, percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. A iniciativa também é realizada em três estados Pernambuco (PE), Bahia (BA) e São Paulo (SP) confirmados até o momento.

Com três etapas, o projeto vai contemplar até novembro mais de cinco mil estudantes nas cidades em que será realizado. Além do propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual. A partir do lançamento, oito meses intensos de atividades, que compreendem desde a preparação do corpo docente, com material didático específico, até a seleção final dos alunos que farão o intercâmbio.

As inscrições estarão abertas até o dia 12 de maio, para estudantes das escolas parceiras indicadas pelas secretarias de Educação de Belo Jardim/ PE, e o regulamento disponível no site oficial: www.eraumavezbrasil.com.br.

Etapas
As atividades da primeira etapa do projeto envolve a capacitação do corpo docente. Até junho serão seis encontros, de quatro horas cada, entre os professores e o coordenador educativo do projeto em cada cidade. Nesses encontros, os professores serão estimulados a incentivar os alunos propondo atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado a produção histórias em quadrinhos e vídeos de um minuto com a temática do projeto. Os cem estudantes que criarem as melhores HQs e vídeos vão para a segunda etapa.

Nessa fase, os adolescentes participam de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual e capoeira. As cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas por eles integrarão o livro “O Dilema de Dom João”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, a viagem a Portugal.

Intercâmbio
Serão dez dias em Lisboa - Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas, o grupo de adolescentes irá apresentar o curta metragem produzido na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.

Grupo Moura e Instituto Conceição Moura (ICM)
Com 59 anos e uma capacidade de produção superior a 7 milhões de baterias por ano, atualmente o Grupo Moura possui seis plantas industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e mais de setenta centros de distribuição comercial no Brasil, na Argentina e no Uruguai, além de distribuidores parceiros no Paraguai, atendendo assim todo o Mercosul. Atualmente, é uma das maiores fornecedoras de baterias para a frota de veículos em circulação na América do Sul, conquistando prêmios internacionais de qualidade das montadoras Fiat, Ford, GM, Mercedes-Benz e Volkswagen. O Instituto Conceição Moura (ICM) é uma organização privada, sem fins lucrativos, idealizada e mantida pelo Grupo Moura, que desenvolve projetos sociais nas áreas de educação e transformação social, meio ambiente e arte e cultura, incentivando o engajamento de crianças, jovens e adultos com vistas ao desenvolvimento de seu potencial e atuação como agentes de transformação social. Esses projetos são realizados em parceria com o poder púbico e organizações privadas que atuam em prol da educação e de mudanças sociais que melhorem a qualidade de vida da população.

Para saber mais sobre o Instituto Conceição Moura e seus projetos, visite:  www.icmoura.org