Notícias

6/recent/ticker-posts

Papa Francisco cria lavanderia para que moradores de rua possam manter roupas e mantas limpas


O pontificado de Francisco à frente da Igreja Católica tem sido marcado por diversas mudanças na estrutura do Vaticano, mas também por sua abordagem social, dando atenção aos mais necessitados.

Na última segunda-feira, 10 de abril, uma lavanderia dedicada a moradores de rua foi inaugurada em Roma, cidade que abriga o Vaticano. A iniciativa contou com apoio e envolvimento direto do papa Francisco, para “dar dignidade a tantas pessoas que são nossos irmãos e irmãs”, explicou a Esmolaria Pontifícia.

O estabelecimento, que ganhou o apelido de “lavanderia do papa Francisco”, vai permitir que as pessoas sem teto possam lavar suas roupas e mantas, de forma gratuita, anunciou o Vaticano. A administração do local será feita por voluntários de uma organização social chamada Comunidade de Sant’Egídio, ligada à Igreja Católica.

De acordo com informações do jornal O Globo, a lavanderia fica no bairro Trastevere, e conta com seis máquinas de lavar e secar roupas “de última geração”, além de ferros de passar, que foram doados por uma marca de eletrodomésticos.

Dignidade

Essa não é a única ação dedicada aos moradores de rua da capital italiana. Há pouco mais de dois anos, Francisco inaugurou um banheiro público dentro do Vaticano, com duchas quentes, dedicado exclusivamente às pessoas que vivem nas ruas, para que pudessem manter sua higiene em ordem.

O espaço, construído sob ordem direta do papa, conta também com uma barbearia, que se vale do trabalho voluntário de profissionais cabelereiros de Roma. Todas segundas-feiras, entre às 09h00 às 15h00, são oferecidos cortes de barba e cabelo gratuitamente.

Os chuveiros instalados atendem os sem-teto diariamente, à exceção dos dias que acontecem a Audiência Geral (tradicionalmente realizada às quartas-feiras) ou em dias de grandes celebrações na Praça de São Pedro.

A cada banho, o sem-teto que usa os serviços recebe um kit com roupas íntimas, toalha e produtos de higiene pessoal, de acordo com comunicado divulgado pela Esmolaria Pontifícia.

“Os nossos peregrinos sem-teto receberão, para a ducha, roupas íntimas limpas e um kit com toalha, sabonete, creme dental, barbeador, espuma de barba e desodorante, tudo segundo as exigências pessoais de cada um”, dizia o comunicado emitido à época. Fonte: Gospel +