Notícias

6/recent/ticker-posts

Paixão de Cristo: saiba como é a preparação dos atores e figurantes


A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém sempre é encenada para o público durante uma semana - até o sábado de aleluia, que antecede o domingo de Páscoa. Mas, a preparação dos atores e figurantes começam alguns dias antes.

Os principais atores ficam hospedados na Pousada da Paixão - localizada dentro das muralhas de Nova Jerusalém - e chegam ao local uma semana antes da peça para os ensaios. Os figurantes são os moradores de Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus.

Durante os ensaios, tudo é feito como em um dia de espetáculo. Os figurantes chegam às 14h na cidade-teatro para serem caracterizados. Além da troca de roupa, os atores devem ser maquiados. Cada um deles tem um horário específico para passar serem transformados nos personagens.

"É tudo muito corrido, porque temos que fazer tudo bem organizado. Se não for assim, não funciona. Mas a gente dá conta", conta ao G1 a coordenadora do guarda-roupa, Maria Lemos, que desde 1978 está envolvida com a Paixão de Cristo.


Entre soldados e figurantes, Maria tem que dar conta de 500 pessoas. "Depois vem os atores [são cerca de 50], que temos que cuidar. Não podemos prejudicar ninguém, porque todos devem entrar em cena na hora certa. E tem ator que faz mais de um personagem", explica a coordenadora.

A equipe responsável pelo guarda-roupa começa a trabalhar às 7h e segue até o fim do espetáculo. "No final da peça, nós recebemos o figurino. E no outro dia é que a gente vem arrumar tudo. No mesmo dia não dá tempo. Venho cedo, organizo e de tarde começa tudo de novo", detalha Maria Lemos, que integra a equipe que cuida do guarda-roupa há 15 anos.

Preparação dos figurantes
O assistente de direção Alberto Brigadeiro é o responsável por passar orientações aos figurantes antes deles entrarem em cena. A preparação começa depois de estarem caracterizados. Alberto reúne todos e expõe regras como ter cuidado para não se machucar e nem machucar ninguém, não olhar para o público e sempre ter foco na cena.

"Eles [os figurantes] realmente são atores. Para mim, o momento mais bonito da Paixão é quando os figurantes aparecem. Eles são a cereja do bolo. Porque em todos os lugares [dos cenários] tem gente. Pessoas bem vestidas, bem preparadas", conta o assistente de direção.


Como o figurino é separado
O "guarda-roupa" da Paixão de Cristo fica por trás de um dos cenários, em uma construção com térreo e primeiro andar. No térreo ficam as roupas dos figurantes separadas por dois lados: feminino e masculino. No primeiro andar ficam os figurinos dos atores e a sala de maquiagem.

As roupas do elenco principal são separadas por placas com os nomes dos atores. "Os figurantes, é pelo cabide. O cabide está numerado de acordo com o crachá deles. Não tem tumulto. Está tudo na ordem", diz Maria.


Confecção das roupas
Maria revela que o figurino foi confeccionado em novembro, já que as gravações dos comerciais do espetáculo são sempre em dezembro. "Todos anos, cada roupa tem uma coisinha a mais", brinca.Fonte: G1