Notícias

6/recent/ticker-posts

O que são os níveis que definem Deep Web e Dark Net



Primeiramente, NÃO confunda em hipótese alguma esses níveis que definem a Deep Web das Dark Nets, com as falácias das “camadas” que vemos por ai, onde a cada camada tem uma coisa pior que a outra, tesouro escondido, foto da Gretchen, etc.


Primeiro de tudo…O que é Deep Web?

Deep Web é tudo que não pode ser indexado por mecanismos de busca comuns. Inclusive um site na surface que em suas configurações está definido para não ser indexado, ele é caracterizado como Deep Web. Exemplos: Domínios .com, .net. .io etc não indexados e até redes como a Zeronet que não oferece anonimato por si só.

E a Darknet?

Entende-se por Darknet tudo que não pode ser indexado por mecanismos de busca convencionais e que oferecem anonimato. Exemplos: I2P, Tor, Freenet.

Atráves de diversas referências, biografias e debates sobre o tema, concluimos que é necessário o acréscimo de níveis a Deep Web, justamente por certos termos e utilização parecerem bem complexos. Concluimos que é necessário a separação (até o momento) em 3 níveis, segue exemplo a baixo:
  
Nível 1:
Deep Web: Sites da surface não indexados pelos mecanismos de busca utilizando o robots.txt ou o atributo no-index na HEAD da página e não oferecem anonimato. 

Nível 2:
Deep Web: Programas para utilização de serviços, sites, fóruns, chats que não são indexados pelo próprio software e não oferecem anonimato. Exemplo: ZeroNet que possui milhares de páginas e ela não indexa essas páginas em sua rede. Normalmente, por se tratar de um programa próprio ele é mais seguro, esse é um dos pontos que separa esse nível do primeiro, a ZeroNet por exemplo utiliza a criptografia do Bitcoin em seu tráfego.
  
Nível 3:
Darknet: Redes que por si só não indexam seu conteúdo e também são anônimas. Exemplos: Tor, Freenet, Alienet e I2P.  

Segue abaixo imagem descritiva:


Aquele conceito de ‘camadas’ que definem determinados conteúdos, como pedofília, tráficos, etc. Em determinadas camadas é um mito, como você pôde ver esses tipos de conteúdo podem estar até no nível 1 que seria na surface, com ou sem indexação, mas é claro que dependendo do grau da situação, como a Silk Road por exemplo que é um site muito conhecido de venda de drogas, que propriamente dizendo necessitava do anonimato, utilizava-se o Tor que pertence ao nível 3. Porém já ouve casos e ainda existem sites que vendem drogas até na surface, isso depende do criador em si . E não se engane, não é porque o Tor pertence ao Nível 3 que significa que ele é para fins ilicitos, ele só oferece conteúdo não indexado, segurança e anonimato que podem tanto serem utilizados para o bem ou para o mal.

Tratando-se das redes: O que é conteúdo indexado?

Lembre-se que se entende por conteúdo indexado, todo tipo de conteúdo seja imagem, vídeo, mensagem, áudio, salvos ou listados no próprio sistema.

E conteúdo não indexado?

Todo tipo de conteúdo que não está listado ou salvo no próprio sistema.

Exemplo: A rede ZeroNet não possui um indexador próprio, porém ela possui mecanismos de busca criado por terceiros. Fonte: Blog Deep Web Brasil