Notícias

6/recent/ticker-posts

O cerco ao prefeito João Mendonça está se fechando


O cerco ao prefeito João Mendonça está se fechando

         Nunca antes na história desse país um prefeito sofreu tantas derrotas consecutivas quanto tem sofrido João Mendonça. Acostumado às negociatas políticas e judiciais de outrora, hoje sofre uma derrota atrás da outra. Começou na câmara de vereador, pois nesse governo não conseguiu comprar nenhum parlamentar, e nem tem maioria. Segue o próprio governo nomeando alguns secretários desconhecidos, de experiência ainda mais desconhecida, e, o único que lhe servia de escudo pecou por sua própria inocência, teve suas ambições corroídas pelos ratos de plantão e foi obrigado a abandonar o barco à deriva.

         No judiciário as coisas vão de mal a pior, sua última “alegria jurídica” foi a teratológica liminar, ao apagar das luzes, que o mantém no cargo, e a tendência é só complicar. Desde a eleição o prefeito João Mendonça não ganhou uma única ação sequer. Teve sua candidatura indeferida, foi condenado por campanha antecipada, foi condenado no STJ por improbidade administrativa, perdeu todos os recursos, está sendo obrigado a atualizar o portal da transparência (a história desse portal eu conto depois), foi obrigado a reformar a central de abastecimento - será obrigado a reformar uma obra do grupo Galvão, pois sua intenção era deixar todas se acabarem pelo tempo -. Está sendo obrigado a demitir os contratados da prefeitura (já isso não é problema, é, pois, oxigenação nos votos) e realizar concurso público, está vendo seus secretários, ex-secretários, presidente e diretores sendo processados e com grande chance de serem condenados. Será que teremos algumas delações premiadas? É má notícia de todos os lados, a venda da justiça caiu. A única boa notícia para o prefeito talvez seja essa: que não vai responder sozinho por todos os erros e desvios acontecidos nos seus governos, que vai levar consigo vereadores, ex-vereadores, secretários, diretores etc. Como ninguém nunca havia sido processado ou condenado por nada nesta cidade, quero ver quando as ordens de prisão começarem a surgir, quem vai chorar primeiro.

         Os tempos mudaram e o prefeito está percebendo. Seus seguidores também. Ainda há inúmeras denúncias prontas no Ministério Público, há denúncias de superfaturamento na compra de combustíveis – e o dinheiro a maior é devolvido em espécie -, há denúncias de compra de votos, de superfaturamento no pagamento de calçamentos nas ruas do município, de patrocínio de festas e shows com valores acima do mercado, denuncias de massagens em professores, que na verdade receberam “maçada”, e contratados que nunca prestaram serviço na prefeitura (a lista é enorme). Os tempos mudaram e o prefeito está sabendo. E claro, não está gostando. Não está gostando porque ele já sabe, e se não sabe vai ficar sabendo, que na prefeitura as paredes têm ouvidos. Muitos dos seus aliados, insatisfeitos com seus desmandos, já tiram xerox de licitações, de documentos, assistem às reuniões e repassam para os blogs de plantão, porque sabe ele, que os “fiscais” do povo estão se multiplicando na cidade, denunciando as irregularidades, indo às rádios, à internet, ao MP, à polícia. O povo decidiu que quer viver em uma cidade digna, e sabe que só depende dele. A justiça está fazendo e vai fazer seu papel, o movimento contra a corrupção em Belo Jardim tem diligenciado no sentido de se fazer cumprir a lei e tem contado com cada vez mais interessados. O MP tem se desdobrado nas investigações e denunciado ilícitos aos montes.

O cerco ao prefeito João Mendonça e ao seu sistema de apoio está se fechando, a culpa não é da pobre oposição, nenhuma denuncia é inventada, a culpa é deles próprios.
Texto enviado por: Dr. Evandro Mauro.