Notícias

6/recent/ticker-posts

Mais de 1500 toneladas de lixo foram retiradas do Rio Ipojuca, em Caruaru


Após dois meses de limpeza no perímetro urbano do Rio Ipojuca, o departamento de limpeza da prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, conseguiu recolher mais de 1500 de lixo no trecho que corta a cidade. Entre os entulhos foram recolhidos: capacetes, pneus, bacias sanitárias, televisores, geladeiras, máquina de lavar, fogão e até uma mesa de jantar.

O Rio Ipojuca é o terceiro mais poluído no Brasil e a população, de acordo com o gerente de limpeza da cidade, Ytalo Farias, contribui para esse diagnóstico. Segundo ele, manter a cidade limpa não é responsabilidade apenas do poder público. Ele alerta que todo o lixo que é jogado nas ruas sem o devido cuidado, será levado pela água da chuva para bueiros, córregos e consequentemente para o rio e esses materiais levarão anos para se decompor.

A ONG SOS Rio Ipojuca foi criada para buscar soluções para esse tipo de situação e integrantes visitam escolas para criar uma cultura de não jogar lixo no Rio. De acordo com o professor e biólogo Alexandre Henrique, mesmo diante de um cenário tão adverso, é possível reverter a situação.

"A solução poderia começar com a criação de várias estações de tratamento de esgoto, parques lineares com vegetação e pistas de caminhada, além de ciclovias em toda margem do rio. Temos duas condições essenciais: a população fica mais próximo do rio, e se alguém for jogar lixo ficará com receio de jogar em um local com vegetação e limpo", diz.

O gerente de limpeza disse que o lixo que é jogado indevidamente nas ruas se junta ao que é jogado diretamente no rio e formam um verdadeiro lixão a céu aberto, provocando a biodegradação dos materiais, o que gera substâncias potencialmente ofensivas ao meio ambiente, como o chorume e o gás metano, poluindo o leito do Ipojuca de forma praticamente irreversível.

"A curto prazo os transtornos para a própria população serão mais evidentes, como proliferação de doenças, presença de insetos, roedores e animais, além do entupimento de galerias e tubulações. O poder público municipal está fazendo sua parte limpando as margens e leito do rio e é de grande importância a participação também evitando jogar lixo e entulhos nas ruas e principalmente no rio", diz Ytalo Farias. Fonte:G1