CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

TV SE LIGA

CLIP GOSPEL

Em Caruaru, medicamento que ajuda transplantados está em falta na Farmácia de Pernambuco

Denúncia foi feita pelo professor André Filipe. Direção da farmácia informou que está prevista para o próximo dia 13 de abril a entrega de um novo lote.


A Farmácia de Pernambuco em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está com o medicamento Micofenolato de Sódio, de 360mg, em falta. A denúncia foi feita pelo professor André Filipe, de 35 anos. Ele passou por um transplante renal há quatro anos e retira a medicação uma vez por mês.

Por meio de nota, a direção da Farmácia de Pernambuco informou que "está prevista para o próximo dia 13 de abril a entrega de um novo lote do medicamento Micofenolato de sódio (360 mg), que é fornecido pelo Ministério da Saúde (MS). A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apenas faz a distribuição para os municípios".

Segundo André Filipe, a medicação é importante para evitar a volta da hemodiálise e não é encontrada em outras farmácias. "O medicamento só é encontrado em farmácias especializadas. Ele serve para fazer com que o órgão do transplantado funcione e o sistema imunológico não fique fragilizado. Se a gente não toma, corre o risco de voltar para a hemodiálise. Só de lembrar fico triste, porque a doação do rim foi feita por minha mãe", lamentou.
Ainda de acordo com o professor, nenhum dos servidores da Farmácia do Estado soube explicar o motivo da falta do Micofenolato e nem a data de reposição. Ele também lembrou que essa não é a primeira vez que o fato acontece e que vai procurar o Ministério Público de Pernambuco. Fonte: G1