Notícias

6/recent/ticker-posts

Detran-PE irá prorrogar prazos para evitar prejuízos da greve


Os pernambucanos com pendências no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) terão uma prorrogação especial de prazos em consequência da greve dos servidores do órgão, que terminou neste sábado. Os detalhes das prorrogações serão divulgados nesta segunda-feira e publicados no Diario Oficial da próxima terça-feira. A greve, que durou 47 e está sendo considerada a maior da última década, foi encerrada por determinação judicial. Nesta segunda-feira, todos os postos de atendimento do Detran estarão funcionando normalmente.

Alexandre Bulhões, presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-PE), afirma que a instituição irá recorrer da decisão judicial. "Nós estamos buscando o fim da ilegalidade e o cumprimento de promessas feitas pela direção do Detran, não há motivos para uma decisão judicial contrária a categoria. Vários pontos acordados em 2015 e 2016 com a categoria não foram cumpridos", reforça. Segundo Bulhões, a principal reivindicação é a licitação regular de uma empresa responsável pelo plano de saúde. "Hoje, estamos trabalhando com licitações de emergência que valem por seis meses, então a insegurança em relação ao plano e até aos tratamentos é grande", revela. Entre os outros pedidos, também estão o pagamento de gratificação ao examinador das provas práticas e insalubridade para os fiscais que realizam vistorias no motor de veículos. “Que lida com Tiner, que é uma substância tóxica”, explica Bulhões.

"Outra solicitação é o pagamento de gratificação de produtividade paga aos servidores que trabalham nos shoppings e seria estendida aos trabalhadores de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito do interior (Ciretrans). Isso que estamos pedindo é a isonomia, está previsto em lei. Todos os funcionários do mesmo órgão devem ter os mesmos direitos", completa. Ele revela que pretende levar o caso até o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Mas, apesar disso, não devemos paralisar de novo. Acredito que vamos chegar em um acordo."

O Detran, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as prorrogações e mais detalhes sobre o retorno das atividades serão divulgados nesta segunda-feira. A garantia é de que nenhum usuário seja prejudicado. Ao todo, o órgão tem 1,3 mil funcionários em todo o estado. Fonte: Diario de Pernambuco