Notícias

6/recent/ticker-posts

Primeiro dia da visita Pastoral, a Serra do Vento zona rural de Belo Jardim, PE


Nesta quinta-feira (30/03), Dom José Luiz Ferreira Salles teve seu primeiro dia da Visita Pastoral à Área Pastoral São Vicente Ferrer, no distrito de Serra do Vento (Belo Jardim) marcado por grandes e bonitos momentos de contato com o povo em diversas situações e lugares.

Após ser recebido na noite do dia anterior (29) pelo Pe. Edson Rodrigues e sua comunidade paroquial às 19 horas, o bispo adentrou a igreja e, como ato inicial da visita, prostrou-se diante do Santíssimo Sacramento para uma breve oração seguida da recitação do Terço mariano. Logo depois, presidiu a Santa Missa de abertura.

Encontros, visitas e celebrações

Nesta quinta-feira, o bispo iniciou sua ação missionária visitando a Escola Manoel Teodoro de Arruda, onde foi recebido pela equipe gestora e seus alunos. Dom José Luiz visitou todas as crianças e adolescentes em suas salas de aula, sendo muito bem acolhido por todos e homenageado por um grupo de adolescentes com uma canção.

Da Escola, o bispo seguiu para a comunidade Mãe Rainha-São Francisco na região de entrada do Distrito. Depois de ouvir a história da comunidade, dirigiu palavras de ânimo e fez orações com o povo, abençoando a cada pessoa ali presente. Depois querendo, conhecer a realidade mais de perto, o bispo deu uma volta no bairro observando a situação na qual vivem os que ali habitam.

Em seguida, Dom José foi para a Comunidade São Sebastião, no Sítio Tanques. O povo o aguardava com expectativa para lhe falar de sua realidade e de seus sonhos. O bispo ouviu os relatos históricos da comunidade. Depois ouviu em confissão sete jovens que farão a crisma no próximo sábado. Seguiu-se um delicioso almoço.

Na parte da tarde, o bispo se dirigiu à Comunidade de São João Batista, em Vila Nova. Chegando, o bispo se dirigiu à escola, onde visitou as crianças e seus professores, abençoando a todos. Depois, seguiu para o posto de saúde para conhecer a realidade do povo quanto ao atendimento no local e de que maneira o povo conta com a assistência nesta área.

Saindo do posto, Dom José Luiz foi até a capela, onde foi recebido calorosamente na porta pelos presentes. Já no interior da capela, depois de visitar doentes, o bispo conversou com o povo para saber a realidade daquele lugar. Seguiu-se a Santa Missa. Um grupo de adolescentes e jovens homenageou o bispo com uma apresentação de dança típica do Nordeste. Logo em seguida houve um lanche comunitário.

Abertura da Festa de São Vicente

De volta a Serra do Vento, Dom José Luiz presidiu a missa de abertura do tríduo em honra de São Vicente, padroeiro local. Em sua homilia, o bispo destacou as vezes em que murmuramos contra Deus e somos fechados à sua ação como “gente de cabeça dura”. Falou ainda sobre o sentido de celebrar o padroeiro e os sinais de santidade nos dias de hoje, quando se consegue “fazer do ordinário algo extraordinário”.

Programa de amanhã, 31 de março

9h – Santa Missa com os Idosos e Enfermos

14h30 – Visita à Comunidade de Bananeiras

15h – Terço da Misericórdia na Matriz

18h30 – Visita à Comunidade de Vila do Socorro – Encontro com a Comunidade e Santa Missa

19h – Terço Mariano na Matriz

19h30 – Santa Missa na Matriz –Tríduo de São Vicente


Pregador: Pe. Geraldo de Magela Silva – Belo Jardim