Uma iniciativa que estimula
a leitura de pais e responsáveis junto às crianças tem afetado diretamente o
rendimento dos alunos em sala de aula. O projeto cearense, denominado Leitura
em Família, foi criado após um aluno indagar que os pais não gostavam dele e
por isso não o ajudavam com a tarefa de casa. A professora Tereza Mara Uchôa,
sensibilizada, assumiu a missão de criar uma estratégia para aproximar os
familiares. Foi aí que surgiu a ideia de montar kits de leitura para as
crianças levarem para casa. “Comprei cinco sacolas e coloquei dentro delas
alguns livros. Selecionei os títulos a dedo, incluindo contos, quadrinhos,
adivinhações e até uma obra sobre a cidade de Fortaleza. Também coloquei no kit
um caderninho para registros, no qual as famílias tinham que contar como foi o
seu momento de leitura com as crianças”, contou a idealizadora, em artigo
publicado no site PorVir.
Com as sacolas montadas, os
kits foram apresentados durante uma reunião escolar. O projeto foi explicado
para os pais, mostrando que eles teriam um momento só deles e deveriam marcar
um horário e escolher um local agradável para lerem junto com os filhos. Após o
término, tudo deveria ser registrado em um caderninho. “O momento de leitura em
família acontecia em lugares inusitados: na rede, na cama ou até na calçada.
Foi uma verdadeira festa. As crianças acabavam de trazer a sacolinha para a
escola e já vinham me perguntar quando seria a vez de levar para casa
novamente”, conta.
O retorno dos pais foi uma
das coisas que mais impressionou a professora, que tem arquivado alguns
depoimentos de pais que não sabiam o quanto era gratificante passar esse tempo
com os filhos. “Na sala de aula, o resultado foi notório. Os alunos passaram a
se sentir mais acarinhados e protegidos. Da mesma forma, as famílias também
começaram a participar mais da rotina escolar dos alunos, olhar os cadernos com
mais frequência e acompanhar os recados na agenda”, avaliou a mestranda em
ciências da educação. Fonte: Diario de Pernambuco