Notícias

6/recent/ticker-posts

Estudantes de Belo Jardim protestam nesta manhã contra a PEC 55



Na manhã desta quinta-feira (03/11) aconteceu um protesto contra a PEC 55 na cidade de Belo Jardim, estudantes do IFPE a da rede Estadual foram as ruas em forma de protesto, o movimento parou em vários pontos estratégicos como a Prefeitura, e a estátua do saudoso José Mendonça, depois o movimento fez um protesto em frente ao Fórum.



Os estudantes gritavam palavras de ordem como: Golpista, Corruptos, fora Temer e Mendonça Filho, houve também protesto em frente a uma renomada empresa de nossa cidade, o  ato foi pacífico.



A proposta de emenda à Constituição que limita o crescimento dos gastos públicos nos próximos 20 anos (PEC 55/2016) chega ao Senado em meio a muita polêmica. O fato é que em pouco tempo de tramitação - a proposta foi recebida na quarta-feira (26/10) e chegou a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta segunda-feira (31/10) - ela despertou grande participação no sistema de consulta pública da página do e-Cidadania. Até a tarde desta segunda, mais de 270 mil pessoas já haviam opinado sobre a PEC. Destes, quase 95% dos cidadãos participantes opinaram de forma contrária à proposta.


Pela PEC, nas próximas duas décadas, os gastos federais não poderão crescer além da correção pela inflação anual medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O regime fiscal vai valer para os Orçamentos Fiscal e da Seguridade de cada um dos três Poderes e dos órgãos federais com autonomia orçamentária (como Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Conselho Nacional de Justiça). Na visão do governo, essa austeridade pode colaborar para a retomada da confiança na economia brasileira e ajudar o país a crescer e a gerar empregos.