Notícias

6/recent/ticker-posts

De 05 a 08 de outubro de 2016 em Belo Jardim, PE acontecerá o Festival no ar Coquetel Molotov



Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, trazendo shows, oficinas e mostra de filmes. O festival acontecerá na Terra de Músicos entre os dias 05 e 08 de outubro, encerrando sua programação com shows no Parque do Bambu. Entre as atrações do festival teremos Otto e o Som na Rural, além de shows de quatro bandas do agreste pernambucano selecionadas a partir de edital.

Natural de Belo Jardim, esta será a primeira vez que Otto se apresenta ao vivo na cidade levando um elogiado show que percorreu o Brasil inteiro, a turnê Recupera. Nela, o cantor dá uma repaginada ao seu próprio repertório, que ganha um peso mais “rock and roll”. Os shows acontecem no sábado (08/10) em palco armado no Parque do Bambu a partir das 16h com entrada gratuita e aberta ao público.

Nesta edição, o festival abriu espaço em sua programação de shows em Belo Jardim para revelar novas bandas e artistas que residem e atuam em cidades do Agreste Pernambucano. O jornalista GGabriel Albuquerque (Jornal do Commercio), o músico Benke Ferraz (Boogarins) e a jornalista e DJ Sarah Blackbird foram os responsáveis pela avaliação nesta seletiva.

Ao todo, 87 grupos e artistas se inscreveram para participar da convocatória que ficou aberta ao longo do mês de julho. Das cidades do Agreste que mais tiveram bandas com material a ser analisado pela comissão do festival estiveram: Caruaru, Belo Jardim e Garanhuns.

Inicialmente seriam apenas duas atrações a serem escolhidas, no entanto, a produção do evento, em conjunto com o júri, optou por ter quatro grupos na programação – com dois shows no palco e dois no Som na Rural. A diversidade de estilos e experimentação são a tônica dessa seleção, que vai do rap à surf music. A lista final dos grupos selecionados contempla representantes de quatro diferentes cidades do interior do estado: PRK (Belo Jardim), Rogéria Dera (Caruaru), Os Aquamans (Surubim) e Nunes (Santa Cruz do Capibaribe).

Apesar das inscrições terem sido voltadas a novas bandas do Agreste Pernambucano, artistas de São Paulo, Natal, Salvador e até da Argentina mandaram seus links. Estas inscrições, no entanto, foram desconsideradas, bem como as que tiveram links com problemas ou sem músicas. Os grupos não-selecionados nesta convocatória ainda receberam um feedback por parte da comissão que analisou as músicas enviadas com suas observações e sugestões variadas.

O Festival – O Instituto Conceição Moura apresenta a segunda edição do festival em Belo Jardim, com patrocínio da Baterias Moura e apoio da Prefeitura de Belo Jardim, tendo sido contemplado pelo Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular em 2015 com realização da Coda Produções.

Oficinas – Nos dias que antecedem os shows no Parque do Bambu, o Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim realiza uma série de atividades que incluem oficinas técnicas e a segunda edição da Mostra Play The Movie na cidade. As oficinas e a mostra ocorrem no Cine Teatro Cultura entre os dias 05 e 08 de outubro em diferentes horários.

O músico e DJ Claudio N apresenta no primeiro dia de programação a oficina Construção Musical Eletrônica com Samples. No segundo dia, o cantor e produtor Zeca Viana volta a Belo Jardim para ministrar a oficina Gravação e Processamento Musical com técnicas para gravação e captação de áudio com recursos para homestudio, dando continuidade à oficina “estúdio em casa” na primeira edição do Coquetel Molotov de Belo Jardim.

Na sexta (07), o professor Niraldo Melo do IFPE Campus Belo Jardim realiza em dois módulos a oficina Improvisação ao Vivo para Música Popular. A programação se encerra no sábado pela manhã com a oficina Técnica de Palco em Shows ao Vivo com o técnico e roadie Thiago Pottes falando sobre o trabalho de produção em bastidores e montagem de shows. As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.coquetelmolotov.com.br

Mostra Play the Movie – Numa realização do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura e do Instituto Conceição Moura, a Mostra Play The Movie chega a seu segundo ano em Belo Jardim apresentando um recorte especial da filmografia brasileira dedicada à música. Diversos documentários em formato de curtas e longas metragens chegam à tela do Cine Teatro Cultura entre os dias 05 e 07 de outubro com entrada livre.

A maior parte dos filmes a serem exibidos na Mostra Play The Movie em Belo Jardim é inédita no estado, incluindo outras produções recém-lançadas como o documentário A Lenda do Jorge Cabeleira, de Eduardo Pereira, e Time Will Burn de Marko Panayotis. A mostra abriu uma convocatória de filmes para realizadores do país e dentre os inscritos selecionou os curtas A Raiz do Amor, de Marcia Paraíso, O Rap pelo Rap, de Pedro Fávero e Cada Qual Seu Samba, de Iuri Lannes. Após as sessões na quinta e sexta, serão realizados cine-concertos com Zeca Viana e a banda Virgulados com pocket-shows em meio a projeções de filmes.

FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV – ETAPA BELO JARDIM
CINE TEATRO CULTURA
Qua – 05/10
14h – Oficina – “Construção Musical Eletrônica com Samples” (com Claudio N)
18h – Mostra Play the Movie
Longa “A Lenda do Jorge Cabeleira” (Dir. Eduardo Pereira, 2016)
Qui – 06/10
14h – Oficina – “Gravação e Processamento Musical” (com Zeca Viana)
18h – Mostra Play the Movie
Curta “A Raiz do Amor” (Dir. Marcia Paraiso, 2014)

Longa “Time Will Burn” (Dir. Marko Panayotis, 2015)
20h30 – Cine-Concerto com Zeca Viana
Sex – 07/10
10h – Oficina – “Improvisação ao Vivo para Música Popular” – Módulo Teórico (com Prof. Niraldo Melo)
14h – Oficina – “Improvisação ao Vivo para Música Popular” – Módulo Prático (com Prof. Niraldo Melo)
18h – Mostra Play the Movie
Curta “Cada Qual Seu Samba” (Dir. Iuri Lannes, 2016)
Longa “O Rap pelo Rap” (Dir. Pedro Fávero, 2014)
20h30 – Cine-Concerto com Virgulados

Sab – 08/10
10h – Oficina – “Técnica de Palco em Shows ao Vivo” (com Thiago Pottes)
PARQUE DO BAMBU
Sab – 08/10
16h – Shows – Som na Rural
Nunes
Os Aquamans

18h – Shows – Palco
Dj Mecinho Groove
PRK
Rogéria Dera
Otto

ATRAÇÕES:

Postar um comentário

0 Comentários